4 erros comuns na hora de contratar (e dicas para ajudar)

O dito entre os gestores de relações humanas é de que o mais importante não é “observar a bola”, mas prestar atenção à maneira como as pessoas reagem ao que está acontecendo em suas vidas, na empresa e no mundo para se prepararem para aproveitar uma oportunidade com agilidade. Embora esse tema fuja do escopo jurídico, entendemos que auxiliar uma empresa com seus resultados vai além de otimizar questões contratuais e se concentra também em fazer escolhas corretas na hora de uma contratação.

 

Abaixo, deixamos algumas sugestões para melhorar seu processo seletivo seguindo os exemplos de alguns bons clientes que trabalharam conosco nos últimos anos:

 

Não trabalhar o banco de talentos da empresa

 

Se você ainda não tem um banco de talentos para recrutamento, considere a possibilidade para evitar selecionar candidatos do zero a cada novo processo seletivo. Para desenvolver e qualificar sua base, realize testes de primeira instância e avalie os candidatos por estrelas. Lembre-se também de sempre dar feedback aos candidatos para não prejudicar a empresa em contratações futuras. Pessoas que passaram pelo processo seletivo da sua empresa podem sair mais informadas dessa jornada e serem opções mais atrativas no futuro.

 

Usar a entrevista para falar em vez de ouvir

 

Um dos melhores conselhos que se pode dar para um entrevistado é: fale apenas o necessário. Frente a frente com um potencial empregador, falar pelos cotovelos pode acabar revelando detalhes importantes sobre o candidato, e esse é o motivo para fazer muitas perguntas, em vez de aproveitar a entrevista para falar sobre a empresa. Faça perguntas abertas e deixe o candidato se expressar honestamente sobre sua experiência profissional. É hora de você obter informações para tomar uma decisão melhor ao final do processo.

 

Divulgar as vagas de qualquer jeito

 

Colocar uma publicação no Facebook pode ser interessante para atrair currículos mais jovens, mas talvez não seja o melhor local para divulgar uma oferta de emprego sênior. Lembre-se que um anúncio de vaga ainda é um anúncio publicitário e que, às vezes, o LinkedIn e outras mídias podem ajudar a fazer contatos mais difíceis. Na hora de divulgar a mensagem, é importante ser claro nas funções do cargo e pontual nas características básicas exigidas do funcionário. No mais, aumente sua rede para diversificar sua lista de aplicação e, consequentemente, as habilidades e os pontos de vista da sua equipe.

 

Não checar referências

 

Seu candidato parece ótimo no papel? Não custa telefonar para um empregador antigo para obter mais informações. Você também não vai querer esperar o final do processo para descobrir que o seu candidato favorito não era tão ideal quanto você pensava. Consulte as referências logo depois da sua primeira fase, quando você já filtrou alguns candidatos e diminuiu consideravelmente a sua lista. Se a posição da empresa for importante, faça o processo ao menos por telefone. E lembre-se: esqueça as referências pessoais, vá direto a um antigo gerente do seu candidato, mesmo que ele não se encontre mais na empresa.

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