O empreendedorismo está em constante crescimento no Brasil. Os dados do SEBRAE indicam que, juntas, cerca de 9 milhões de micro e pequenas empresas no país representam 27% do PIB.
Os empreendedores são responsáveis por gerar empregos e, sem dúvidas, cumprem um papel importante na economia brasileira. Não por acaso, há uma área do direito dedicada exclusivamente a dar suporte técnico e jurídico às empresas.
A área de direito empresarial pode parecer complexa para alguns, uma vez que envolve conhecer e avaliar as normas jurídicas considerando a realidade de cada empresa. O que se aplica aos microempreendedores individuais (MEI), por exemplo, não segue a mesma lógica, necessariamente, do que se aplica às sociedades de economia mista.
É por isso que contar com bons advogados, com conhecimento jurídico abrangente e que entendam sobre o dia a dia das empresas, pode fazer diferença no desenvolvimento de um negócio.
Assessoria jurídica no âmbito empresarial
A atuação de uma assessoria jurídica é fundamental para os empreendedores que buscam cumprir suas obrigações fiscais e estar em dia com as leis trabalhistas.
Além disso, os advogados especialistas em direito empresarial são ativos importantes na hora de planejar o projeto de um negócio, analisar o cenário econômico e a concorrência. São úteis, também, na elaboração dos contratos com fornecedores, com empregados, entre sócios e na captação de recursos para a empresa.
Por último, mas não menos importante, os advogados que atuam nas assessorias jurídicas de empresas podem oferecer segurança e credibilidade nas negociações e operações mais complexas.
Por conta disso, se você é empreendedor ou está pensando em empreender, considere entrar em contato com um advogado para receber uma avaliação voltada especificamente para o seu negócio.