A segurança das informações confidenciais de uma empresa é de extrema importância, uma vez que qualquer vazamento pode causar sérios prejuízos para o negócio no mercado.
O compartilhamento de dados sigilosos, geralmente, ocorre por dois motivos.
- O primeiro é de forma involuntária, ou seja, o funcionário não pretende prejudicar a empresa.
- Já o segundo se trata de um ato de má-fé, ou seja, a informação é vazada com o objetivo de causar algum dano ao negócio.
Por conta disso, muitas empresas no Brasil já adotam o que chamamos de termo de sigilo e confidencialidade, um documento em que é estabelecido quais informações são confidenciais e não podem ser compartilhadas em nenhuma hipótese.
Termo de sigilo: como funciona
O termo de sigilo é tratado com os colaboradores. Nele, as partes esclarecem que o funcionário tem responsabilidade legal em relação às informações da empresa. O documento também aponta quais penalidades serão adotadas caso haja o descumprimento dessas regras.
Entre as consequências da quebra de sigilo, o empregado pode ser responsabilizado em indenizar a empresa por danos morais e materiais ou pagar multa em dinheiro.
A cultura da empresa também é importante
Além das medidas jurídicas, como o termo de sigilo e responsabilidade, a conscientização também é um dos caminhos para evitar o vazamento de dados.
Neste sentido, é muito importante que o gestor, após uma reunião, por exemplo, sempre esclareça aos funcionários que tal informação é sigilosa e interna.
Por fim, é preciso ressaltar que contar com uma assessoria jurídica pode ser fundamental para que o empresário esteja amparado com medidas e planejamentos estratégicos, como a elaboração de um bom termo de sigilo e confidencialidade.
Portanto, se você busca um meio de proteger os dados do seu negócio, entre em contato com um advogado.