Em tempos de crise, é muito comum passar por dificuldades financeiras para manter a empresa ativa. Empreender no Brasil pode ser um grande desafio, principalmente para os empresários que estão se inserindo no mercado no último ano.
Por outro lado, essas questões podem ser amenizadas com uma boa assessoria jurídica, que irá não apenas auxiliar, mas também encontrar possibilidades para impedir o fechamento do empreendimento, como, por exemplo, a Recuperação Extrajudicial.
O que é Recuperação Extrajudicial?
A Recuperação Extrajudicial é um acordo entre um devedor e seus credores, com o objetivo de facilitar e agilizar a quitação das dívidas. Para isso, é necessário a concordância dos credores, uma vez que seus créditos passarão por “novação”, ou seja, as condições firmadas inicialmente deixam de existir, dando lugar para as previsões do plano de recuperação.
Portanto, o conteúdo dos contratos originais será substituído por um novo, dando o direito à empresa devedora para quitar suas dívidas durante o período de recuperação.
Nesse cenário, a empresa deve ter receitas inferiores às suas despesas, de forma consistente, durante o período de crise econômica, ficando impossibilitada de pagar seus compromissos no vencimento acordado anteriormente. Em outras palavras, é preciso declarar um estado de crise econômico-financeira para realizar o acordo.
Quais são os benefícios da Recuperação Extrajudicial?
Com a assessoria de um escritório de advocacia, é possível garantir muitas vantagens durante esse tipo de negociação. Além de saber auxiliar na melhor alternativa para solucionar as dívidas, é possível encontrar formas de retomar a lucratividade da empresa por meio de uma Recuperação Extrajudicial bem executada.
Entre seus diversos benefícios, esse tipo de negociação também pode garantir mais agilidade e simplicidade para solucionar crises, trazendo também mais economia para o devedor, uma vez que não é preciso enfrentar longos processos jurídicos.
Ainda tem dúvidas sobre o assunto ou acredita que a Recuperação Extrajudicial pode ser um meio de recuperar seu negócio?
Entre em contato com um especialista no assunto e conte sempre com a assessoria de um advogado para tomar decisões mais assertivas e qualificadas para o seu tipo de situação.