Com a flexibilização do ambiente de trabalho e dos regimes de contratação, muitas empresas oferecem a possibilidade de escolha entre MEI ou CLT, isto é, entre o colaborador ser uma pessoa jurídica – uma empresa – ou ser um funcionário com carteira assinada – CLT –.
Contudo, é comum ter dúvidas sobre o que pode ser mais benéfico para a sua rotina, afinal, por serem diferentes tipos de contratação, também tem formas distintas de recebimento de benefícios, pagamento e demais vantagens.
Por isso, vamos explicar para você o que é MEI, o que é CLT e quais são os seus benefícios, para que você possa decidir qual a melhor opção para a sua carreira. Boa leitura!
O que é CLT
CLT é o que comumente conhecemos por “trabalhar de carteira assinada”, isto é, a pessoa está sob um regime de contratação amparado pela Consolidação das Leis do Trabalho – CLT. Este tipo de contrato é feito por CPF, ou seja, o contratado permanece sendo pessoa física, tendo suas vantagens, mas também desvantagens.
As Vantagens do CLT
Quem é contratado por CLT tem direito a diversos benefícios que podem assegurar durante o período, além de não precisar se preocupar com pagamento de impostos trabalhistas, por exemplo. Contudo, o salário bruto e o salário líquido são diferentes, devido aos impostos retirados automaticamente de seu salário. Confira os benefícios do CLT.
- Recebimento de 13º salário;
- Pagamento do FGTS;
- Direito à férias remuneradas;
- Licença maternidade e paternidade remuneradas;
- Licença por óbito – em caso de morte de parentes de 1º grau –;
- Afastamento por doença;
- Salário de acordo com o piso;
- Pagamento de hora extra ao superar as 44 horas semanais.
Leia também em nosso blog: CONHEÇA AS CONSEQUÊNCIAS DE NÃO REGISTRAR UM FUNCIONÁRIO NA SUA EMPRESA
O que é MEI
MEI é como conhecemos, em geral, a Pessoa Jurídica, ou PJ. O MEI – Microempreendedor individual – é uma alternativa para quem não quer um contrato CLT. A sua principal diferença é a de não ser um empregado, mas um prestador de serviço para uma ou mais empresas.
Além disso, diferentemente dos outros tipos de PJ, o MEI é o mais próximo do regime CLT, com facilidades para pagamento de tributos e emissão de notas fiscais. No entanto, o MEI precisa fazer a emissão de NFs por cada serviço prestado, além de ser necessário pagar uma taxa mensal para manter o seu CNPJ aberto, e necessitar obrigatoriamente fazer o Imposto de Renda.
As Vantagens do MEI
Dentre as vantagens do MEI, podemos destacar a possibilidade de prestação de serviços para diversas empresas e a não obrigatoriedade de cumprir com alguns requisitos exigidos para quem é CLT, como a jornada de trabalho de 8h diárias, por exemplo. Contudo, isso depende do contrato estabelecido entre o MEI e o contratante. Confira abaixo outras vantagens do MEI.
- Contribuição para o INSS incluído na tributação mensal;
- Crédito especial para PJ;
- Auxílio maternidade;
- Auxílio doença;
- Juros reduzidos para capital de giro;
- Pensão por morte;
- Aposentadoria por invalidez.
Ao observar as vantagens e desvantagens de cada tipo de contrato, você pode decidir qual é a mais adequada ou vantajosa para a sua carreira. Caso você tenha dúvidas quanto ao assunto, comente aqui embaixo ou entre em contato conosco pelos nossos canais de comunicação.