Imagine que de um dia para o outro, a sua empresa que contava com 100 funcionários agora passa a ter apenas 60. Essa é uma situação que vem ocorrendo em empresas de diversos países, em setores variados.
E engana-se quem pensa que o layoff ocorre apenas em startups, pois empresas de grande porte e já consolidadas também enfrentam problemas como esse.
Venha entender qual a diferença entre lay off e demissão em massa, e quais medidas tomar para evitar esse tipo de decisão na gestão do seu negócio.
LayOff é um termo em inglês para suspensão
Apesar de ser entendido como demissão em massa, na verdade, o layoff é um termo em inglês para suspensão de atividades de colaboradores e funcionários. O seu objetivo é justamente evitar demissões, ao manter a equipe inativa e diminuir os impactos financeiros da empresa.
Contudo, o termo vem sendo utilizado como sinônimo para demissão em massa, quando em um curto período de tempo uma quantidade significativa da equipe é desligada permanentemente da empresa.
Em ambas as situações, apesar da empresa conseguir diminuir os impactos financeiros, a gestão de pessoas pode ser negativamente impactada, tendo em vista que a equipe pode se sentir instável e insegura na empresa, procurando outras oportunidades que pareçam mais sólidas para as suas carreiras.
Leia também em nosso blog: Aviso prévio: entenda como funciona
A CLT permite o layoff, mas com algumas ressalvas
A suspensão de atividades está regulamentada legalmente na Consolidação das Leis Trabalhistas – CLT –, assim como a redução temporária da jornada de trabalho também tem a sua lei em vigência.
De acordo com a CLT, o acordo de suspensão de atividades ou redução de jornada deve ser feito em comum acordo entre o empregador e o empregado, podendo durar no máximo três meses. Caso seja necessário, esse período pode ser prorrogado.
Além disso, para que a empresa possa solicitar o layoff, é necessário provar a necessidade de tal medida, apresentando a sua conjuntura econômica. Em casos de crise, há também outras soluções que podem ser encontradas
Existem outras formas de reduzir impactos financeiros
O layoff deve ser uma das últimas alternativas para evitar crises financeiras na empresa. Nesse sentido, as situações críticas podem ser amenizadas e evitadas com outras medidas de gestão financeira e de pessoas.
O planejamento é a principal ferramenta que precisa ser utilizada pela gestão de empresas, a fim de prever problemas e evitá-los. Além disso, é fundamental que todas as equipes de gestão e de líderes estejam trabalhando em conjunto, focando em um crescimento estável do negócio.
Cada empresa tem diferentes demandas quanto ao seu planejamento, visto que o seu funcionamento se difere das demais. Logo, é importante buscar o método mais assertivo para o negócio.
Caso você ainda tenha dúvidas quanto ao assunto, deixe nos comentários abaixo ou entre em contato conosco.